segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A Festa da Democracia

Dia de eleições municipais. Este é o cenário. Durante meses fomos expostos a todo tipo de mentira, enganação, fraudes e outras coisinhas típicas das propagandas políticas. Tudo isso para culminar neste grande dia. E sim, foi mesmo um grande dia.
Após contribuir com meu singelo, porém importante voto, eu decidi caminhar pelas ruas da cidade e encontrei mais do que eu esperava. Já contava ver certa movimentação neste dia, mas para minha surpresa, me deparei com um verdadeiro carnaval fora de época.

Estava tudo tão lindo ! Os milhares de santinhos espalhados pelo chão lembravam confetes e serpentinas, dando um colorido todo especial à cidade. Carros de som passavam tocando as mais diversas formas de música, mas tudo muito animado. A multidão adorava... sim.. a multidão! Todo o povo espalhado pelas ruas da cidade, sorrindo, brindando, festejando este dia tão importante para o município. Alguns devidamente trajados com seus “abadás” políticos estampados com estrelas, aves, rostos sorrindo e outras pequenas coisas coloridas. É certo que alguns estavam trabalhando, mas estes eram os que mais davam o clima de festa ao jogar para cima centenas de papéis que se espalhavam com o vento. Uma cena gloriosa.

E o bares... Um espetáculo à parte. Todos lotados com muita música, churrasco, dança e é claro, muita cerveja. Sim, por que na minha cidade a lei seca no dia das eleições foi abolida, e como eu agradeço por isso. Metade dessa festa seria arruinada sem a boa e velha alegria ébria. Na verdade sempre fui contra esta lei seca, afinal, com as opções que temos, é preciso de muita coragem para dar seu voto sóbrio. E ainda tem a vantagem de no final das contas, poder botar a culpa na bebida, pois é para isso que ela foi feita mesmo.
Ah... Eleições deveriam ocorrer todos os anos. Ver toda essa animação, toda essa festa para comemorar a escolha de nossos futuros representantes.

Sabe qual a boa notícia? Vai ter segundo turno na minha cidade !!!

E depois ainda dizem que o brasileiro não participa ativamente da democracia... Pode uma coisa dessas?

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai, ai... :/
Realmente... é uma festa... E em festa a gente tem que rir... Como eu estou rindo de a Marta e o Kassab irem para o segundo turno...